(0) (0)
info@pattersonproperties.pt

Guia do comprador

Guia do comprador

Resumo:

É relativamente fácil comprar um imóvel em Portugal. Existem alguns pontos que são de extrema importância para que o processo de compra corra de forma mordaz e sem surpresas.

  • Use um agente imobiliário licenciado local que conheça bem o mercado e que possa ajudá-lo a encontrar a melhor propriedade para você. Leve o seu tempo olhando para várias propriedades, conheça o mercado imobiliário local. Comprar um imóvel é uma das maiores decisões que se toma na vida.
  • Use um advogado independente que irá representá-lo e ajudá-lo com o processo de compra. Ao comprar uma propriedade, é melhor escolher um advogado local - além de ajudá-lo com a compra, é provável que você precise dele / ela no futuro para outros assuntos relacionados à sua propriedade e, ter um advogado local com conhecimento e conexões locais, facilita as coisas.
  • Considere sempre ter uma pesquisa realizada no imóvel que deseja comprar. Isso permitirá que você saiba o que está comprando e evite surpresas desagradáveis no futuro. Existem muitos topógrafos no Algarve que podem prestar este serviço para si.

 

Depois de toda a devida diligência ter sido feita pelo seu advogado, o próximo passo é assinar um contrato-promessa quando o comprador geralmente deve pagar um depósito de dez por cento do preço de venda acordado. No contrato-promessa, uma data de conclusão é acordada. Com a assinatura da escritura de título, o comprador tem que pagar o saldo do preço de venda acordado. O advogado do comprador apresentará então uma cópia da escritura de propriedade junto da conservatória do registo predial e da repartição fiscal e, assim, registará a mudança de propriedade.

 

Custos de compra e impostos:

Os custos e impostos máximos a pagar na compra de um imóvel em Tavira rondam nove por cento do preço de venda acordado. Isso incluiria o imposto de transferência, honorários advocatícios, imposto de selo, taxa notarial, vistoria e registro de imóveis.

  • Imposto de transferência (IMT): esta é muitas vezes a maior despesa que um comprador terá ao comprar um imóvel no Algarve. O imposto IMT é calculado como uma percentagem do preço de venda acordado e se o imóvel for adquirido para residência principal ou segunda residência. O percentil varia de zero a seis por cento em uma escala móvel, dependendo do preço da propriedade. Este imposto, tem que ser pago antes de assinar a escritura de título.
  • Honorários advocatícios: normalmente um por cento (acrescido de IVA) do preço de venda acordado.
  • Imposto do selo: 0,8 % do preço de venda acordado.
  • Inquérito: espere pagar entre 400 e 1000 euros, dependendo da dimensão do imóvel.
  • Taxa notarial: espere pagar cerca de 400 euros.
  • Registo do imóvel: espere pagar cerca de 400 euros.

 

Após a compra do imóvel, o comprador terá que pagar imposto municipal todos os anos. Esta é calculada sobre a avaliação do imóvel dada pela administração fiscal e, para os imóveis em Tavira atualmente, a taxa situa-se entre 0,4 e 0,7 por cento.

O nosso website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao utilizar o website, confirma que aceita a utilização de cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.   Saiba mais